Mais um Fire que pula dente, desta vez um Palio Attractive 1.0 Fire Evo sem variador de fase ano 2013.
O veículo chegou quase de arrasto, sem potência nenhuma. Carro com 16.000 Km. Antes mesmo de de passar scanner, que era a vontade do dono do carro, pegamos o scope e fomos a luta com os sensores de fase e rotação para fazer a comparação entre eles. Pimba! Já estavam muito fora um em relação ao outro, o final do dente maior do sensor de fase batia no dente 21 da roda fônica, onde deveria bater entre os dentes 14 e 18.
Com essa grande suspeita, partimos para o próximo teste com transdutor de compressão MPX onde comprovamos a suspeita. Fora de sincronismo com certeza.
Mas e agora? Seria chaveta da engrenagem do VB quebrada? Fomos investigar e descobrimos que não, pois o PMS batia exatamente no dente 17 da roda fônica sendo isso correto nesse motor.
Retiramos a tampa de válvulas, encaixamos a ferramenta de fasagem no comando, desmontamos as carenagens da correia e vimos que para encaixar a ferramenta na engrenagem do VB, teríamos que adiantar cerca de 4 ou 5 dentes. Retiramos a correia e rolamento tensor, substituímos por novos, fixamos a ferramenta no VB, montamos tudo e fizemos novas imagens.
Após o serviço concluído o carro voltou a ter sua potência normal de volta.
===========================================================
Colabore com a organização do Fórum.