Gráficos e Sinais Automotivos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Gráficos e Sinais Automotivos

Oscilogramas com informações publicadas diretas pelos leitores do Fórum.
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

Compartilhe
 

 Como fazer um analisador de secundário com sensor de rotação

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Mauro Cervo
Administrador
Administrador
Mauro Cervo

Mensagens : 291
Reputação : 806
Data de inscrição : 03/07/2015

sensor - Como fazer um analisador de secundário com sensor de rotação Empty
MensagemAssunto: Como fazer um analisador de secundário com sensor de rotação   sensor - Como fazer um analisador de secundário com sensor de rotação EmptyTer 30 maio 2017 - 22:07

Existem muitas opiniões sobre testar bobinas COP ou bobina caneta como muitos falam, utilizando um sensor de rotação indutivo como transdutor de alta voltagem. Alguns dizem que não funciona, outros tem completa convicção de um bom funcionamento desse sistema.

Eu confeccionei o meu utilizando um sensor de Vectra e estou plenamente satisfeito com os resultados, já que me ajudaram muito em vários diagnósticos com bobinas COP.

Aqui um exemplo de diagnóstico em um Kia Cerato 1.6 16V com falhas em retomadas, típico de sistema de ignição deficiente. Antes mesmo de desconectar um fio sequer, já sabíamos que uma das bobinas tinha problema.

sensor - Como fazer um analisador de secundário com sensor de rotação DIEE0JG


Para construir o transdutor de alta voltagem é muito simples: pegue um sensor de rotação indutivo que ainda funcione, pode ser de dois ou três fios, se for de três fios, 2 deles são os fios do enrolamento da bobina do sensor e o outro é da malha de blindagem para evitar interferências. O fio da malha pode ser descartado ou se preferir, pode aterrar ele no motor ou no negativo da bateria. Os outros dois fios são ligados na ponteira do scope. Se for sensor de dois fios, basta ligá-los também na ponteira do scope.

Certifique-se que  nos testes realizados, a tensão de pico não ultrapasse a tensão máxima de entrada do teu aparelho (35V no caso do hantek).  Caso isto ocorra, deverá usar um atenuador de tensão.

Veja o exemplo na figura abaixo:

sensor - Como fazer um analisador de secundário com sensor de rotação Kgv9JRs

Atenção! Não pode ser sensor do tipo Hall. Tem que ser indutivo, pois esses sensores tem uma bobina internamente que ao captar o campo magnético que se forma em volta da bobina, gera uma tensão, desenhando todos os tempos do processo de carga e descarga da bobina na tela do scope.

Para quem ainda tem dúvidas sobre qual é o sensor Hall ou indutivo, abaixo temos um exemplo comum de sinal de sensor de rotação indutivo.

sensor - Como fazer um analisador de secundário com sensor de rotação WKYS1B8

===========================================================
Colabore com a organização do Fórum.


Última edição por Mauro Cervo em Seg 14 Set 2020 - 8:57, editado 3 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
https://ondasautomotivas.forumeiros.com
pauloirogerio
Profissional
Profissional
pauloirogerio

Mensagens : 74
Reputação : 396
Data de inscrição : 16/03/2016
Idade : 56

sensor - Como fazer um analisador de secundário com sensor de rotação Empty
MensagemAssunto: Re: Como fazer um analisador de secundário com sensor de rotação   sensor - Como fazer um analisador de secundário com sensor de rotação EmptyQua 31 maio 2017 - 7:19

Show, muito bem explicado, parabéns mais uma vez.
Muito bom esse material, principalmente pra quem está começando.
Ir para o topo Ir para baixo
angelo
Novato
Novato
angelo

Mensagens : 1
Reputação : 3
Data de inscrição : 03/09/2017

sensor - Como fazer um analisador de secundário com sensor de rotação Empty
MensagemAssunto: Meus parabéns.   sensor - Como fazer um analisador de secundário com sensor de rotação EmptyDom 3 Set 2017 - 22:58

Boa noite! Trabalhei em 94 por 5 anos como eletricista automotivo, e a vida deu varias voltas. Hoje retorno para área automotiva, e percebo que tudo mudou. Vou precisar MUITO da ajuda de todos, para ter um pouquinho de conhecimento dessa nova ferramenta tão importante no diagnóstico de defeitos (osciloscópio). Acabei de encontrar o site, e já estou lendo e vendo tudo que tem de postagens.
Agradeço desde já, por compartilhar conosco seus conhecimentos e ensinamentos. Angelo de Porto Alegre.
Ir para o topo Ir para baixo
pauloirogerio
Profissional
Profissional
pauloirogerio

Mensagens : 74
Reputação : 396
Data de inscrição : 16/03/2016
Idade : 56

sensor - Como fazer um analisador de secundário com sensor de rotação Empty
MensagemAssunto: Re: Como fazer um analisador de secundário com sensor de rotação   sensor - Como fazer um analisador de secundário com sensor de rotação EmptySex 8 Set 2017 - 11:40

Bem vindo amigo!
Ir para o topo Ir para baixo
Meu Hobby
Médio
Médio
Meu Hobby

Mensagens : 20
Reputação : 66
Data de inscrição : 22/07/2018
Idade : 37

sensor - Como fazer um analisador de secundário com sensor de rotação Empty
MensagemAssunto: Re: Como fazer um analisador de secundário com sensor de rotação   sensor - Como fazer um analisador de secundário com sensor de rotação EmptySáb 28 Jul 2018 - 11:27

Olá amigos me chamo andré sou entusiasta hobby automotivo , é um prazer meu conhecer vcs e participar desse grande blog , pois sou novo começando na área , gostaria de saber se é preciso utilizar um atenuador acoplado ao sensor indutivo ?
Ir para o topo Ir para baixo
pauloirogerio
Profissional
Profissional
pauloirogerio

Mensagens : 74
Reputação : 396
Data de inscrição : 16/03/2016
Idade : 56

sensor - Como fazer um analisador de secundário com sensor de rotação Empty
MensagemAssunto: Re: Como fazer um analisador de secundário com sensor de rotação   sensor - Como fazer um analisador de secundário com sensor de rotação EmptySáb 28 Jul 2018 - 13:35

BEM VINDO ANDRE, PARA CAPTURA COM SENSOR DE ROTAÇÃO É BOM USAR PRA QUALQUER CAPTURA.
EU NAO USO, MAS COMO VC É NOVO NA ÁREA MELHOR NÃO ABUSAR DA SORTE. USE OS SONDAS SEMPRE EM X10 E NO SOFTWARE TAMBEM.

NO COMEÇO É SEMPRE FICAR ATENTO PRA NÃO QUEIMA EQUIPAMENTO
Ir para o topo Ir para baixo
Karlos Pereira da Silva
Novato
Novato
Karlos Pereira da Silva

Mensagens : 5
Reputação : 5
Data de inscrição : 09/10/2018
Idade : 41

sensor - Como fazer um analisador de secundário com sensor de rotação Empty
MensagemAssunto: Mauro muito show!!! Rogério foi através de seus vídeos conheci esse espaço , agradeço de coração!!!!   sensor - Como fazer um analisador de secundário com sensor de rotação EmptyQua 17 Out 2018 - 19:46

Mauro Cervo escreveu:
Existem muitas opiniões sobre testar bobinas COP ou bobina caneta como muitos falam, utilizando um sensor de rotação indutivo como transdutor de alta voltagem. Alguns dizem que não funciona, outros tem completa convicção de um bom funcionamento desse sistema.

Eu confeccionei o meu utilizando um sensor de Vectra e estou plenamente satisfeito com os resultados, já que me ajudaram muito em vários diagnósticos com bobinas COP.

Aqui um exemplo de diagnóstico em um Kia Cerato 1.6 16V com falhas em retomadas, típico de sistema de ignição deficiente. Antes mesmo de desconectar um fio sequer, já sabíamos que uma das bobinas tinha problema.

sensor - Como fazer um analisador de secundário com sensor de rotação DIEE0JG


Para construir o transdutor de alta voltagem é muito simples: pegue um sensor de rotação indutivo que ainda funcione, pode ser de dois ou três fios, se for de três fios, 2 deles são os fios do enrolamento da bobina do sensor e o outro é da malha de blindagem para evitar interferências. O fio da malha pode ser descartado ou se preferir, pode aterrar ele no motor ou no negativo da bateria. Os outros dois fios são ligados na ponteira do scope. Se for sensor de dois fios, basta ligá-los também na ponteira do scope.

Certifique-se que  nos testes realizados, a tensão de pico não ultrapasse a tensão máxima de entrada do teu aparelho (35V no caso do hantek).  Caso isto ocorra, deverá usar um atenuador de tensão.

Veja o exemplo na figura abaixo:

sensor - Como fazer um analisador de secundário com sensor de rotação Kgv9JRs

Atenção! Não pode ser sensor do tipo Hall. Tem que ser indutivo, pois esses sensores tem uma bobina internamente que ao captar o campo magnético que se forma em volta da bobina, gera uma tensão, desenhando todos os tempos do processo de carga e descarga da bobina na tela do scope.

Para quem ainda tem dúvidas sobre qual é o sensor Hall ou indutivo, abaixo temos um exemplo comum de sinal de sensor de rotação indutivo.

sensor - Como fazer um analisador de secundário com sensor de rotação WKYS1B8
Ir para o topo Ir para baixo
pauloirogerio
Profissional
Profissional
pauloirogerio

Mensagens : 74
Reputação : 396
Data de inscrição : 16/03/2016
Idade : 56

sensor - Como fazer um analisador de secundário com sensor de rotação Empty
MensagemAssunto: Re: Como fazer um analisador de secundário com sensor de rotação   sensor - Como fazer um analisador de secundário com sensor de rotação EmptyQua 17 Out 2018 - 20:19

Show professor
Ir para o topo Ir para baixo
Valdjerson Silva
Novato
Novato
Valdjerson Silva

Mensagens : 5
Reputação : 7
Data de inscrição : 22/01/2019

sensor - Como fazer um analisador de secundário com sensor de rotação Empty
MensagemAssunto: Transdutor de ressonância   sensor - Como fazer um analisador de secundário com sensor de rotação EmptyTer 22 Jan 2019 - 20:48

Boa noite companheiros sou novo na área de transdutores tenho confeccionado alguns, tenho assimilado muita informação com os integrantes deste seleto grupo de profissionais que estão dispostos a compartilhar seus conhecimentos apenas com um comentário construtivo ou com seus oscilogramas e tendo em vista isso estou confeccionando um transdutor ressonância com um sensor de detonação wv em breve se correr tudo bem compartilho o sinal com vcs um abraço fiquem com Deus.
Ir para o topo Ir para baixo
nelson borges
Novato
Novato
nelson borges

Mensagens : 1
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/01/2019

sensor - Como fazer um analisador de secundário com sensor de rotação Empty
MensagemAssunto: Re: Como fazer um analisador de secundário com sensor de rotação   sensor - Como fazer um analisador de secundário com sensor de rotação EmptyDom 24 Mar 2019 - 15:59

Boa tarde pessoal consegui refazer minha senha agora vamos lá compartilhar algumas imagens. GSA só tem piloto de caça eu tô de teco teco ainda, então vamos estudar. Fiquem todos com Deus.
Ir para o topo Ir para baixo
pauloirogerio
Profissional
Profissional
pauloirogerio

Mensagens : 74
Reputação : 396
Data de inscrição : 16/03/2016
Idade : 56

sensor - Como fazer um analisador de secundário com sensor de rotação Empty
MensagemAssunto: Re: Como fazer um analisador de secundário com sensor de rotação   sensor - Como fazer um analisador de secundário com sensor de rotação EmptyDom 24 Mar 2019 - 16:37

nelson borges escreveu:
Boa tarde pessoal consegui refazer minha senha agora vamos lá compartilhar algumas imagens. GSA só tem piloto de caça eu tô de teco teco ainda, então vamos estudar. Fiquem todos com Deus.


KKKKKKK, bem vindo piloto lol! lol! lol! lol! lol!
Ir para o topo Ir para baixo
Charles scopeCar
Novato
Novato
Charles scopeCar

Mensagens : 3
Reputação : 1
Data de inscrição : 06/04/2019

sensor - Como fazer um analisador de secundário com sensor de rotação Empty
MensagemAssunto: Pinça para captura secundário de bobina tipo cop   sensor - Como fazer um analisador de secundário com sensor de rotação EmptySáb 6 Abr 2019 - 20:02

Posso usar essa pinça capitativa no New tecnoscopio a que vem nele não pega muito bem essas bobinas tipo Cop
Ir para o topo Ir para baixo
pauloirogerio
Profissional
Profissional
pauloirogerio

Mensagens : 74
Reputação : 396
Data de inscrição : 16/03/2016
Idade : 56

sensor - Como fazer um analisador de secundário com sensor de rotação Empty
MensagemAssunto: Re: Como fazer um analisador de secundário com sensor de rotação   sensor - Como fazer um analisador de secundário com sensor de rotação EmptySáb 6 Abr 2019 - 21:58

sim, sem problema
Ir para o topo Ir para baixo
Charles scopeCar
Novato
Novato
Charles scopeCar

Mensagens : 3
Reputação : 1
Data de inscrição : 06/04/2019

sensor - Como fazer um analisador de secundário com sensor de rotação Empty
MensagemAssunto: Re: Como fazer um analisador de secundário com sensor de rotação   sensor - Como fazer um analisador de secundário com sensor de rotação EmptySáb 6 Abr 2019 - 21:59

Obrigado parceiro vou fazer a minha
Ir para o topo Ir para baixo
sergio.ya93
Novato
Novato
sergio.ya93

Mensagens : 5
Reputação : 11
Data de inscrição : 11/11/2019
Idade : 57

sensor - Como fazer um analisador de secundário com sensor de rotação Empty
MensagemAssunto: Sinal de secundário   sensor - Como fazer um analisador de secundário com sensor de rotação EmptySex 15 Nov 2019 - 19:50

Boa noite pessoal ! Fiz uma pinça usando sensor de rotação GM (não lembro de que carro) para pegar sinal de secundário no meu Hantek 1008c mas tenho dúvida quanto aos ajustes no osciloscópio. Devo usar atenuador e ajustar para 20:1 ou sem atenuador e ajustado em x1 ? Grato !
Ir para o topo Ir para baixo
Mauro Cervo
Administrador
Administrador
Mauro Cervo

Mensagens : 291
Reputação : 806
Data de inscrição : 03/07/2015

sensor - Como fazer um analisador de secundário com sensor de rotação Empty
MensagemAssunto: Re: Como fazer um analisador de secundário com sensor de rotação   sensor - Como fazer um analisador de secundário com sensor de rotação EmptySex 15 Nov 2019 - 20:24

sergio.ya93 escreveu:
Boa noite pessoal ! Fiz uma pinça usando sensor de rotação GM (não lembro de que carro) para pegar sinal de secundário no meu Hantek 1008c mas tenho dúvida quanto aos ajustes no osciloscópio. Devo usar atenuador e ajustar para 20:1 ou sem atenuador e ajustado em x1 ? Grato !


Normalmente não precisa atenuador para esse sensor, use somente se o sinal ficar maior que a tela mesmo usando a máxima escala de tensão, ou ainda pode usar a própria probe do osciloscópio em X10.

===========================================================
Colabore com a organização do Fórum.
Ir para o topo Ir para baixo
https://ondasautomotivas.forumeiros.com
Leonardorj
Profissional
Profissional
Leonardorj

Mensagens : 81
Reputação : 98
Data de inscrição : 08/03/2020

sensor - Como fazer um analisador de secundário com sensor de rotação Empty
MensagemAssunto: Re: Como fazer um analisador de secundário com sensor de rotação   sensor - Como fazer um analisador de secundário com sensor de rotação EmptySáb 14 Mar 2020 - 8:02

Alguém indica onde comprar um bom cabo tipo deste que vem no Hantrk para extrair secundário quando na bobina Cop não permita por cima ?

===========================================================
Leo do Grupo KTS
Ir para o topo Ir para baixo
http://oficinaboschservice.com.br/home.html
pauloirogerio
Profissional
Profissional
pauloirogerio

Mensagens : 74
Reputação : 396
Data de inscrição : 16/03/2016
Idade : 56

sensor - Como fazer um analisador de secundário com sensor de rotação Empty
MensagemAssunto: Re: Como fazer um analisador de secundário com sensor de rotação   sensor - Como fazer um analisador de secundário com sensor de rotação EmptySeg 16 Mar 2020 - 14:26

Leonardorj escreveu:
Alguém indica onde comprar um bom cabo tipo deste que vem no Hantrk para extrair secundário quando na bobina Cop não permita por cima ?


a raven tem, ou o max da cabotec, ele fabrica esse cabo, chama cabo ferramenta
Ir para o topo Ir para baixo
Leonardorj
Profissional
Profissional
Leonardorj

Mensagens : 81
Reputação : 98
Data de inscrição : 08/03/2020

sensor - Como fazer um analisador de secundário com sensor de rotação Empty
MensagemAssunto: Re: Como fazer um analisador de secundário com sensor de rotação   sensor - Como fazer um analisador de secundário com sensor de rotação EmptySeg 16 Mar 2020 - 15:47

Grato

===========================================================
Leo do Grupo KTS
Ir para o topo Ir para baixo
http://oficinaboschservice.com.br/home.html
Reginaldo Nascimento Silv
Novato
Novato
Reginaldo Nascimento Silv

Mensagens : 4
Reputação : 5
Data de inscrição : 29/03/2020
Idade : 44

sensor - Como fazer um analisador de secundário com sensor de rotação Empty
MensagemAssunto: Re: Como fazer um analisador de secundário com sensor de rotação   sensor - Como fazer um analisador de secundário com sensor de rotação EmptyDom 29 Mar 2020 - 20:12

Eu fiz um com sensor de fase do zetec rocam, o sinal ficou muito bom nos veículos em que usei até agora! Pegando o ganho dessa sua dica com sensor do vectra, Mauro, farei um tmb para comparar a qualidade do sinal, grato!
Ir para o topo Ir para baixo
Adriano c.
Novato
Novato
Adriano c.

Mensagens : 2
Reputação : 11
Data de inscrição : 23/05/2020

sensor - Como fazer um analisador de secundário com sensor de rotação Empty
MensagemAssunto: Funciona   sensor - Como fazer um analisador de secundário com sensor de rotação EmptyQua 17 Fev 2021 - 7:26

Também uso um sensor indutivo funciona perfeitamente adptei no próprio cabo da hantec ai uso com atenuador...
Ir para o topo Ir para baixo
celestino
Novato
Novato
celestino

Mensagens : 3
Reputação : 2
Data de inscrição : 23/03/2022

sensor - Como fazer um analisador de secundário com sensor de rotação Empty
MensagemAssunto: Duvidas   sensor - Como fazer um analisador de secundário com sensor de rotação EmptySáb 26 Mar 2022 - 11:39

Olá pessoal... comprei um hantek 6074bc e fiz um teste na bomba de um carro mas eu vi um video na internet e o valor na grade do osciloscopio aparece escrito em amperes e no meu aparece em volts. Tem como eu mudar isso ou é automatico e meu hantek nao tem esta funçao?
Ir para o topo Ir para baixo
Mauro Cervo
Administrador
Administrador
Mauro Cervo

Mensagens : 291
Reputação : 806
Data de inscrição : 03/07/2015

sensor - Como fazer um analisador de secundário com sensor de rotação Empty
MensagemAssunto: Re: Como fazer um analisador de secundário com sensor de rotação   sensor - Como fazer um analisador de secundário com sensor de rotação EmptySáb 26 Mar 2022 - 13:02

celestino escreveu:
Olá pessoal... comprei um hantek 6074bc e fiz um teste na bomba de um carro mas eu vi um video na internet e o valor na grade do osciloscopio aparece escrito em amperes e no meu aparece em volts. Tem como eu mudar isso ou é automatico e meu hantek nao tem esta funçao?

No 6074BE é possível mostrar a corrente direto em Ampères, basta selecionar na caixa do tipo de ponta de prova utilizada a pinça correspondente e a configuração de escala dela. No 6074BC por não ser automotivo pode ser que essa função não esteja disponível, não posso afirmar já que não conheço a fundo ele.

Veja na imagem como fazer no 6074BE:


sensor - Como fazer um analisador de secundário com sensor de rotação TGKNkzI

===========================================================
Colabore com a organização do Fórum.
Ir para o topo Ir para baixo
https://ondasautomotivas.forumeiros.com
celestino
Novato
Novato
celestino

Mensagens : 3
Reputação : 2
Data de inscrição : 23/03/2022

sensor - Como fazer um analisador de secundário com sensor de rotação Empty
MensagemAssunto: Re: Como fazer um analisador de secundário com sensor de rotação   sensor - Como fazer um analisador de secundário com sensor de rotação EmptySáb 26 Mar 2022 - 15:13

Vou ver de novo nesta opçao e se tiver eu posto aqui ...
Te agradeço pela informaçao, Mauro.
Ir para o topo Ir para baixo
celestino
Novato
Novato
celestino

Mensagens : 3
Reputação : 2
Data de inscrição : 23/03/2022

sensor - Como fazer um analisador de secundário com sensor de rotação Empty
MensagemAssunto: Re: Como fazer um analisador de secundário com sensor de rotação   sensor - Como fazer um analisador de secundário com sensor de rotação EmptySáb 26 Mar 2022 - 15:26

Olá Mauro Cervo, tem a funçao tambem que vc me mostrou.. o mesmo que o 6074be.
Obgd!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




sensor - Como fazer um analisador de secundário com sensor de rotação Empty
MensagemAssunto: Re: Como fazer um analisador de secundário com sensor de rotação   sensor - Como fazer um analisador de secundário com sensor de rotação Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Como fazer um analisador de secundário com sensor de rotação
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Como fazer um analisador de secundário com sensor de rotação
» COMO FAZER SUA FERRAMENTA DE AC PARA TESTE DE COMPRESSÃO RELATIVA E OUTROS COM HANTEK 1008C
» JUNTA QUEIMADA SIENA TETRA 1.4 (VISITA O CANAL ISAIAS SERVIÇOS AUTOMOTIVO)
» grafico de rotaçao ,transdutor vaco ,e secundario 1º cilindro
» Problemas sinal do sensor de rotação

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Gráficos e Sinais Automotivos :: Osciloscópios e Scanners - Dicas e Dúvidas :: Osciloscópios-