Carro chegou na oficina com motor superaquecendo. Após alguns testes constatou-se que o eletroventilador não estava funcionando. Mais testes e vimos o fusível do eletroventilador queimado, fizemos a troca dele e voltou a funcionar. Como achamos estranho o fusível ter queimado, colocamos o osciloscópio para analisar a forma de onda da corrente do motor do eletroventilador e deu para constatar que ali havia problema, pois a onda estava completamente irregular, indicando provavelmente desgaste nos contatos internos do motor.
Convencemos o cliente a trocar o eletroventilador e ele aceitou. Quando desmontamos, percebemos um forte cheiro de queimado e também ao girar com a mão, dava umas trancadas que certamente iria queimar novamente o fusível em pouco tempo.
Aqui a imagem do eletroventilador velho. Análise feita com a garra amperimétrica CC65.
Configuração da Garra CC-65: 1mV=10mA
Agora o novo. Onda perfeita.
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