Mauro Cervo Administrador
Mensagens : 292 Reputação : 823 Data de inscrição : 03/07/2015
| Assunto: Gol 1.0 G4 2010 acusando P-0301 Sex 19 maio 2017 - 13:15 | |
| O cliente reclamava que ao andar com o carro por alguns quilômetros, a luz de injeção ligava e o carro perdia potência, ao desligar e ligar novamente o motor, voltava ao normal, mas a luz ficava acesa ainda por um bom tempo. Não percebia-se falha nenhuma ao andar com carro enquanto a luz estava apagada. Ao passar o scanner foi visto os códigos P-0300 e P-0301, indicando falha no cilindro 1. Partimos para o osciloscópio, de cara colocamos o TVE (transdutor de vácuo no escapamento) e já percebemos que algo estava errado. Veja na imagem abaixo: 1ª Imagem: Transdutor de vácuo no escapamento mostrando que a falha, quando aparece, se repete sempre no cilindro 1:Constatado que havia problema, partimos para a investigação de onde ele estava. Analisamos compressão relativa, ok, vácuo do coletor, ok, vácuo do cárter, ok, ignição em geral, tudo ok, quando partimos para os bicos achamos o B.O. Instalamos o sensor de vibração na mangueira de entrada dos bicos e mostrou essa onda aí em baixo: 2ª Imagem: Sensor de vibração na entrada dos bicos, mesma situação anterior, queda de pressão da mangueira sempre menor no bico 1, indicando obstrução parcial do bico.3ª Imagem: Mesmo teste, porém com tempo menor e agora trigando pelo próprio bico suspeito, para constatar que era realmente ele o problemático. Ficou muito mais evidente, pois percebe-se bem a diferença de onda entre eles.Retiramos os injetores, colocamos no teste e olha com estavam: 4ª Imagem: Prova real das imagens, bico 1 bem abaixo dos outros.Executamos limpeza no ultrassom, refizemos a instalação e resolveu o problema. =========================================================== Colabore com a organização do Fórum.
|
|