Amigo, estou escrevendo para você do Uruguai, espero que o tradutor do Google faça bem o seu trabalho (falo espanhol). Quando há deficiência na carga da bateria, também pode ser devido a uma má conexão do aterramento do motor ou queda de tensão no cabo positivo da carga do alternador, de um lado ou do outro pode haver uma má conexão que gera uma resistência e, portanto, uma queda de tensão e a carga não atinge os pólos da bateria. Você mede a tensão diretamente no alternador e compara com a tensão medida nos pólos da bateria. Você também pode medir a queda de tensão entre as pontas de cada aterramento e conexão de tensão, ou seja, medir do positivo do alternador ao positivo da bateria e com o motor ligado você vai ver se há algo mais que 80mv naquele cabo está possivelmente dando uma conexão ruim E o mesmo quando medindo queda de tensão no solo, meça da carcaça do alternador até o pólo negativo de bateria se houver muita tensão, algo como 1 v você verá a mesma diferença que medindo + e - do alternador no mesmo alternador e medindo entre + e - da bateria você também verá 1v de diferença. E o alternador vai aquecer e até queimar