Olá, pilotos.
Muitos sinais automotivos tem o comportamento digital, ou seja, assumem duas posições: 0 ou 1. Sinais de controle de solenoides, acionamento de resistências de sensores de oxigênio, sensores de pedal do acelerador ou sensores MAF(fluxo de ar). Analisar um sinal digital onde a frequência varia é um tanto penoso com um osciloscópio simples, de baixa memória. Na realidade foi praticamente uma década de sofrimento, realizando um "punhado'' de capturas, abusando dos recursos de trigger para dar um diagnóstico assertivo.
Hoje, com o AUTOSCOPE IV as coisas mudaram. Baixei esse script (programa que roda dentro da interface AUTOSCOPE) em nosso osciloscópio ucraniano e que muito facilitou o diagnóstico de sinais digitais. No caso abaixo, um sensor MAF de sinal digital foi transformado em um sinal analógico. Ficou fácil de enxergar os momentos de aceleração e resposta do sensor mediante as solicitações de carga. Eu achei fantástico!
Nesta imagem vemos um sinal digital de um veículo:
https://i.servimg.com/u/f67/19/97/40/60/sensor10.png
Usando a função Script, este mesmo sinal foi transformado, facilitando o diagnóstico:
https://i.servimg.com/u/f67/19/97/40/60/sensor11.png
Já testei diversos osciloscópios, uns automotivos e outros não. Quando digo que o USBAUTOSCOPE IV é o melhor, não são palavras soltas ao vento, falo porque eu testo diariamente e tenho resultados práticos. Consulte nossos valores de equipamento e treinamento no email: diag.avancado.naveia@gmail.com
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Diogo Vieira.
Oficina Automotriz em Fortaleza CE.
Diagnóstico automotivo por Imagem.