Esse caso aconteceu aqui em Maio de 2015. Na época eu postei no fórum do Oficina Brasil (Clique aqui para ver no Oficina Brasil), mas vou postar aqui também para aumentar nosso banco de dados.
O cliente havia reformado o motor durante uma viagem, pois segundo ele, entupiu a peneira do pescador da bomba de óleo, ligou a luz do óleo e ele continuou andando até fundir.
Depois da reforma o carro não ficou mais bom como era antes. Os caras sofreram mas não conseguiram acertar o carro e entregaram assim mesmo.
Era uma Meriva 1.8 só gasolina ano 2003 8V Multec H com funcionamento todo irregular, marcha lenta alta e oscilando um pouco, motor grilando nas acelerações, tranco na arrancada e pouca potência. Passado o scanner e nada detectado a não ser voltagem alta do sensor de borboleta. Esse sistema ainda é com cabo de acelerador. Fui conferir e estava com o batente do acelerador bem aberto, deixando a borboleta aberta, por isso o carro ficava acelerado. Ajustei o batente e foi aí que o caldo entornou mais ainda. A marcha lenta começou a variar entre 300 e 1200 RPMs, quase apagava. Testei pressão de bomba, compressão do motor, componentes da ignição, verifiquei sincronismo e tudo estava em ordem. Desconfiei do sensor de rotação fora de posição e acertei na mosca.
Com o osciloscópio o PMS ficava no dente 25 depois da falha da roda fônica, quando deveria ser do dente número 20. Desta forma o sinal ficava muito avançado, causando todo esse transtorno.
Mas enfim, descobri que trocaram a bomba de óleo e colocaram a da Meriva 2004 em diante que muda a posição do sensor de rotação. Para não ter que trocar de novo a bomba, fiz um novo rasgo na roda fônica, reposicionando ela no dente 20 e ficou perfeito.
O PMS estava no dente 25 da roda fônica. Esta imagem foi feita só durante a partida do motor, pois com o motor funcionando ficava entre os dentes 26 e 27 por causa do atraso do transdutor de compressão.
Aqui a mesma imagem após corrigir o problema. Transdutor de compressão no cilindro 1 coincide com dente 20 da roda fônica.
Aqui com motor funcionando e transdutor de vácuo também coincidindo a linha zero com dente 20 da roda fônica.
Como podemos ver na figura abaixo, tem diferença no posicionamento do suporte do sensor de rotação, que fica na bomba de óleo.