O cliente comprou o carro (
Onix 1.4 2014) em uma concessionária aqui da cidade, achava que o veículo tinha pouca potência e consumia muito combustível. Alguns dias após a compra voltou lá na concessionária para reclamar do problema, já que deram garantia do carro para ele. Deixou o carro para diagnosticar e após alguns reparos devolveram o carro alegando que estava bom. Passados mais alguns dias ele ainda não estava contente com o desempenho do carro e voltou lá. Fizeram mais alguns reparos e trocaram todo o combustível. Entregaram o veículo com um laudo dizendo que não apresentava mais problema.
Ainda insatisfeito, procurou nossa oficina e ao dar uma volta no carro constatamos que ele tinha razão, o carro não correspondia as acelerações e era lento nas retomadas, típico de ignição atrasada ou baixa pressão de bomba de combustível.
Iniciamos os testes e ao passar scanner já percebemos algo errado com a pressão do coletor de admissão que ficava em torno de 500 mBar, onde deveria ficar entre 350 e 400 mBar. Suspeita de sincronismo errado.
Segunda etapa do teste: Osciloscópio Hantek DSO2090 em ação. Verificamos primeiro a sincronia entre os sensores de fase e rotação, onde aparentemente estava ok, apesar de uma pequena diferença de um dente da roda fônica, provavelmente por desgaste da correia ou até por uma baixa tensão dela.
Como na imagem anterior não ficou claro, partimos para o próximo teste, retiramos a vela do 1º cilindro e instalamos o transdutor de compressão de MPX nele para ver em qual dente da roda fônica ficaria o PMS. Para um correto sincronismo deveria bater no dente 14. Achamos um erro: O PMS batia no dente 12, ou seja, como se o ponto de ignição estivesse cerca de 12º atrasado, já que cada dente equivale a 6º.
Desmontamos as carenagens da correia dentada e deparamos com a engrenagem do virabrequim com seu guia quebrado, fazendo a mesma atrasar em relação ao virabrequim.
Fizemos a correção trocando a engrenagem e correia dentada apesar do carro ter apenas 31.000 Km, montamos tudo e fizemos novas imagens.
Depois de tudo pronto partimos para teste de rodagem e tudo voltou ao normal, carro com boa potência e retomadas rápidas, no teste do scanner a pressão do coletor ficou em torno dos 360 mBar. Precisamos ainda fazer o ajuste entre os sensores de fase e rotação com scanner, pois a luz da injeção ficou piscando após os reparos.