Gol GV 1.0 8v sistema iaw-4gv, cliente chegou com a luz de injeção acesa e reclamando que o veiculo estava sem potencia e as vezes com dificuldade de funcionamento.
o primeiro passo foi passar o escanner e deparamos com essas DTC´S.
O codigo que mais chamou atenção foi o p1337, referente ao sensor de fase logo resolvemos olhar o sicronismo do motor com a ferramenta fodastica que e o ociloscopio e deparamos com isso:
Entao com a imagem do ociloscopio, vimos que estava com 2 dentes da roda fonica fora de sicronia assim sendo 12ºgraus fora do ponto,
partimos para a desmontagem, ao retirar a capa de proteção superior da correia dentada, vimos que o pino de referencia da polia do comando de valvulas estava quebrado e ao colocar o girabrequim na marcação da bomba de oleo em 2V deparamos com isso.
Ao sicronizar o veiculo resolvemos pegar o sinal novamente com o osciloscopio.
Apos resolver o problema de sicronização, ainda tivemos um problema referente a sonda lambda que ficava constantemente travada em 50mv,
ao analisar a sonda com o multimetro, deparamos com o fio de sinal do chicote rompido, fizemos o reparo e voltou a funcionar perfeitamente.
Na tela do scanner.
TENHO POUCO TEMPO QUE CONHECI UMA FERRAMENTA FANTASTICA QUE E O OSCILOSCOPIO, AGRADEÇO OS AMIGOS AQUI DO FORUM GSA ONDAS AUTOMOTIVAS, E UMA GRANDE VITRINE PARA O CONHECIMENTO, PRA MIM E PARA OUTROS REPARADORES QUE QUEIRAM INGRESSAR NESSE NOVO RAMO DE DIAGNOSTICO AUTOMOTIVO AVANÇADO
UM DIAGNOSTICO SIMPLES, MAS QUE MOSTRA A IMPORTANCIA DA FERRAMENTA. APESAR QUE NINGUEM SABE TUDO, AINDA TOU ENGATINHANDO NESSE RAMO, MAS COM ESTUDOS AGENTE PODE MELHORAR..